Atividades Núcleo Elieté Ramos

Nesse espaço estarão disponíveis todas as informações sobre Cursos, Palestras, workshops, aulas 'abertas e regulares' dos mais variados temas:

- A Medicina Chinesa e o Verão

Verão (de 21 de dezembro a 19 de março)
.
O Coração está mais ativo no verão
O Paladar desabrocha no verão
.
“ É tempo de férias e férias escolares com várias opções para o lazer e divertimento. No verão, tudo se encontra em plena atividade, e flores abrindo por todo o lado.
Segundo a observação oriental, o verão corresponde nas estações da vida e da adolescência, momento de crescimento, expansão, alegria e muita luz.
.
O sol intenso e o calor excessivo podem gerar desconforto, cansaço e indisposição. Os idosos, principalmente aqueles com hipertensão arterial, apresentam maior sensibilidade ao calor podendo apresentar confusão mental e queda de pressão do fluxo de sangue que passa pela cabeça.
.
As alterações do volume de água no corpo durante o verão como o suor excessivo, pouca ingestão de água e o uso de medicamentos diuréticos podem ser agravadas e devem ser controladas com maior cuidado.
.
Tomar banhos de sol no início da manhã e final de tarde, quinze a vinte minutos cada vez, com uso de protetor é um hábito que traz mais saúde em especial para a população preocupada com os níveis de perda de cálcio nos ossos. O sol deve ser evitado no período em que os raios solares queimam mais aumentando as chances de desenvolvimento de câncer de pele. Lembre-se o risco de câncer de pele é cumulativo, e aumenta com o tempo de exposição solar e com a idade.
.
O sol nas serras e nos lugares mais altos causa mais danos pois, devido a altitude, a camada atmosférica de proteção é menor.
.
Para quem toma medicamentos é bom lembrar que alguns tranqüilizantes, diuréticos, hormônios e anticoncepcionais aumentam a ação dos raios ultravioletas, por isto é sempre bom conversar com o médico. Também são fotossensibilizantes e mancham a pele quando expostos ao sol : o limão, os perfumes e algumas plantas.
Cuidando da saúde no verão, conservar-se uma abundante vitalidade, e aumenta a capacidade de resistir as doenças no outono e ao frio do inverno.
.
Segundo a medicina tradicional chinesa, nesta estação, para manter um espírito vivo e alegre, é melhor deitar-se tarde, levantar-se cedo, e não se cansar com o calor. Se tiver condições, é melhor ir a praia, praças ou lugares abertos para respirar ar fresco e tomar banho de sol. Atenção, evite correntes de ar fortes, ar condicionado muito intenso e sentar em locais frios.
.
A troca de roupa com freqüência evitará as possibilidades de problemas de pele comuns como micoses provocadas por fungos entre os dedos dos pés, nas axilas e região inguinal. Use roupas claras, brancas, leves e folgadas.
.
DICAS:
.
O sumo da ameixa é ideal no verão, pois tem um bom efeito contra o calor e faz baixar a temperatura do corpo. Para proteger o vigor do corpo no verão, a Medicina Tradicional Chinesa recomenda não comer em demasia frios, melancia, comidas gordurosas, ou tomar água ou bebida gelada.
.
Comer adequadamente legumes, verduras e pratos com pequenas quantidades e carne e pouco sal, facilita a digestão. As comidas gordurosas causam a redução das secreções do suco gástrico e um ritmo lento de evacuação.
.
As sopas de arroz com folhas verde-escuras, e feijão verde são aconselhadas para os idosos e para as pessoas de saúde débil, ajudam a baixar a gordura no sangue e a perder peso.
O cuidado com os alimentos contaminados pode evitar diarréias, e desitratação. Nestes casos o soro caseiro tomado aos goles e preparado com um copo de água, uma colher de açúcar e uma pitada de sal é o primeiro medicamento a ser utilizado.
.
É importante não ingerir alimentos, água e gelo de procedência desconhecida.
Nesta estação é importante reforçar o hábito de tomar pelo menos 2 litros de água por dia. O corpo pede água, e a sede é um dos mais importantes mecanismos de defesa.
.
O verão é a melhor estação para tratar de bronquites crônicas dos idosos, através de exercícios para a saúde, alimentação e estado de espírito adequado para a estação.
Em várias cidades as chuvas de verão e a falta de cuidados em casa facilita a multiplicação do Aedes Aegypti e da dengue. Faça a sua parte acabando com os reservatórios e criadouros.
.
É verão, bom sinal, já é tempo....
Tempo de chapéu, filtro solar, óculos escuros e muita água.
Tempo da alegria da juventude. Tempo de sonhar! “
.
Texto do Dr.
Antonio Caldeira da Silva
Médico Sanitarista, e especialista
Em Medicina Tradicional Chinesa