Atividades Núcleo Elieté Ramos

Nesse espaço estarão disponíveis todas as informações sobre Cursos, Palestras, workshops, aulas 'abertas e regulares' dos mais variados temas:

- Conheça o "I CHING"

O que é o I Ching?
O I Ching é a matriz da civilização chinesa, raiz do taoísmo e do confucionismo. No ocidente, é conhecido enquanto oráculo e tratado filosófico.
Mas o Tratado das Mutações, como também é chamado, é a base de um vasto conhecimento que inclui matemática, alquimia, ciência, artes, medicina, meditação e cosmogonia.
Na Antiguidade, a Corte Imperial possuía Mestres de Oráculos. Sempre que a nação precisava tomar grandes decisões, as perguntas eram submetidas ao Oráculo para saber se haveria sucesso, se o destino do Céu estava aberto para o acontecimento, investimento ou ação.

O I Ching Tradicional se popularizou no Ocidente como um livro que é uma versão de parte dos conhecimentos. Pertence à escola da Tradição Chou I e é fruto do trabalho de 4 sábios.

1) Fu Xi, rei da antiguidade e patriarca da civilização chinesa, criou os fundamentos.

2) Rei Wen, fundador da Dinastia Chou (1121-256 a.C) compôs os versos sobre os hexagramas, conhecidos no Ocidente como “julgamentos”.

3) Seu filho, Duque de Chou, escreveu os textos com os significados de cada linha do hexagrama.

4) Confúcio (551-479 a.C) escreveu muito sobre o I Ching, podendo citar dentre suas obras, “A imagem”, que são comentários sobre cada hexagrama, “A Pequena Imagem” e as “Dez Asas do Confúcio”.

O método oracular da Tradição Chou I é baseado na leitura desses textos clássicos e usa varetas, moedas ou pedras como ferramenta de consulta.
A Tradição do I Ching Flor de Amexeira, desenvolvido por Shao Yong (1011-1077) utiliza símbolos originais e a numerologia com variadas técnicas de consulta e interpretação.

No simbolismo do I Ching os oito trígramas representam princípios físicos, energéticos e psicológicos – uma síntese das forças que regem o homem, a natureza, a história e o universo.

O que são Trígramas?
- Os trigramas são sequências formadas por três linhas, compostas pela combinação de linhas contínuas ( ----- ) e linhas quebradas ( -- -- ). As linhas contínuas representam o Yang (o convexo, a força, o movimento) enquanto as linhas quebradas representam o Yin (o concavo, a fraqueza, a quietude). Através da soma de três linha são constituídos os trigramas, representações básicas dos fenômenos da natureza.

O que são hexagramas?
Os hexagramas são símbolos constituídos por seis linhas Yin ou Yang que estruturam o livro chinês I CHING. Osa hexagramas são combinações entre os oito trígramas básicos.
Segundo o calendário chinês, cada ciclo de 20 anos tem a influência de um dos trígramas do I Ching, que influenciam a dinâmica energética de toda a época.

Desde 22 de janeiro de 2004 (ano 4701 do calendário chinês) até o início de 2024, a energia dominante será do trígrama Montanha. Como esse trígrama do I Ching representa a Quietude, os temas ligados a esse símbolo, tal como a busca da estabilidade, a meditação, a consistência interior, a conscientização e a reflexão sobre os bloqueios e os impedimentos, serão discutidos e vivenciados com maior ênfase.